domingo, 30 de agosto de 2009

Espertas listras lilás

“Gatinho de Cheshire”,
começou Alice, muito timidamente, e prosseguiu:
“Você poderia me dizer, qual o caminho para sair daqui?”
“Depende muito de onde você quer chegar”, disse o Gato.
“Não me importa muito onde...” foi dizendo Alice.
“Nesse caso não faz diferença por qual caminho você vá”, disse o Gato.
“...desde que eu chegue a algum lugar”, acrescentou Alice, explicando.
“Oh, esteja certa de que isso ocorrerá”, falou o Gato,
“desde que você caminhe o bastante.”


Atitudes e consequências. Ação e reação. Todas as nossas escolhas por menores que sejam serão como raízes que nos prenderão ao passado e como sementes que germinarão no futuro. Parece tão simples, não é? Mas incrivelmente, poucas são as vezes que paramos pra pensar que nossa vida é um reflexo do que escolhemos.
Culpamos o chefe explorador, o pai incompreensivo, o professor tirano, a vida injusta e até Deus pela nossa infelicidade. Um dia alguém me disse que a dor não vem do céu, mas sim das nossas próprias falhas. E é isso ai, não adianta passar a batata quente pra mão do vizinho. Você e somente você pode escolher se quer ser feliz mesmo tendo um chefe explorador, um pai incompreensivo, um professor tirano ou uma vida injusta.
Não estou aqui desprezando fatores externos que, com toda certeza, contribuem para o nosso estado de espírito. Não estou aqui desacreditando no destino, pelo contrário, acredito muito nessa força estranha que nos move. Mas essa força estranha nos move mas não nos governa, meus caros.
Somos nós que escolhemos o que fazer com o que a vida nos oferece. Mesmo que a indecisão seja um sentimento comum na nossa espécie, temos que ter em mente que se não soubermos pra onde e por onde caminharmos, se acharmos que qualquer lugar serve, e não nos acharmos capazes de ir além disso, de quebrar barreiras e vencer obstáculos, pode ser que cheguemos a algum lugar, o que definitivamente não quer dizer que seja um bom lugar.
É, não tem jeito... Só é feliz quem sabe o quer! Mesmo que você queria algo hoje e não queria mais amanhã, mesmo que você volte atrás em 99 de 100 de suas decisões... Afinal, não importa o caminho que você siga, desde que você tenha um foco. E quer um conselho? Lute. lute sempre! O que você quer pode estar bem à sua frente, e você pode conseguir. Mas é claro, assim como disse o Gatinho de Chershire: "desde que você caminhe o bastante."

Nenhum comentário:

Postar um comentário